domingo, novembro 12, 2006

À cabeceira

Literatura para o Inverno, apesar do Sol reinadio,
Bill Bryson é um dos mais conceituados escritores na temática de viagens. Com um vivência entre a Europa e os EUA, transmite-nos com extrema facilidade e uma extensa dose de bom humor e crítica arguta, as vivências que vai passando por esse mundo fora.
Deste autor, recomendo:
"Nem aqui, nem ali - a Europa de Estocolmo a Istambul"
"América - Notas sobre um país grande"
"Na terra dos cangurus"
Mas certamente e à medida que vá lendo os demais já publicados, aqui deixarei devida nota.
Este fim-de-semana tive a fortuna de encontrar um livro que desconhecia ter dado à estampa, da autoria de Alfredo Saramago, o único e verdadeiro historiador de gastronomia cá do burgo e acima de tudo, além de gourmet, um apaixonado pelos bons prazeres da vida.
Impressiona-me não só a proeminência do porte, mas a desassombração com que gere este seu gosto por tudo e que é bom e gulosamente pecaminoso. Ainda que conclua sempre e com acerto, que não come muito mas apenas bem.
É um livro que se lê num ai, e eu dei por mim a meio do dito e nem 24 horas passaram sobre a sua aquisição.
Editado pela Assírio & Alvim, é um relato de refeições com figuras conhecidas da sociedade portuguesa e é um livro que não se deve perder de vista. Um verdadeiro tratado sobre a importância da gastronomia nas nossas vidas e os sentidos que a mesma pode e deve despertar.
Um deleite para os sentidos e uma confirmação de uma ideia em mim à muito sedimentada. Há dois tipos de restaurantes que valem a pena: os bons que são poucos e que a minha condição de plebeu não permite reincidir amiúde e as tascas, que a preços mais comedidos fazem o milagre de, por pouco servir muito e bem, como é o caso exemplar da "Talha" em Borba que me continua a encher as medidas gastronómicas, sempre que por ali propositadamente aterro com a mais gulosa das intenções.
No meio, fica uma imenso maioritário e infeliz deserto que me lembra quão é bom comer em casa.
Dito isto, parece-me hora de aconchegar o estômago.